segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

10 dicas que você pode ensinar para seus filhos...

...para aumentar a segurança na internet.

Mesmo já com uma filha moça em casa ainda tenho certas preocupações referentes a esse assunto, afinal por mais que controlemos os filhos, é difícil vigia-los 24 horas por dia no acesso a Internet.

imagem: aqui
 
Uma das maiores preocupações dos pais hoje em dia é na forma como nossos filhos estão sendo expostos à internet (e todos os perigos que rondam a presença dos pequenos na rede).

Responsabilidade: essa é a palavra que devemos adotar para proteger os nossos filhos nestes casos. Todo mundo conhece algum pai que não tem ideia do que o filho faz quando está na internet – e não poderia haver atitude mais equivocada. Muitos vão debater com relação ao direito à privacidade, mas, devidamente orientados, os pequenos poderão ter mais discernimento sobre o que é bom ou nocivo quando se trata de internet.

A pornografia infantil é a principal preocupação, mas crianças são também alvos fáceis com relação a senhas e informações que comprometam a privacidade da família, pois podem, inocentemente, se expor demais na rede.

O principal cuidado que os pais devem ter é o de SUPERVISIONAR. É preciso estar sempre atento ao tipo de conteúdo visitado pela criança, quais são os sites que acessa, de quais redes sociais participa e que tipo de informação compartilha e com quantos.

Mas muitos de vocês dirão: “Eu não tenho como estar 100% do tempo vendo o que meu filho está fazendo na internet”. Nestes casos, o ideal é ter uma disciplina, estabelecer horários para o acesso à rede.

Se você não souber ao certo por onde começar, aqui estão alguma ideias sobre o que discutir com seus filhos para ensiná-los sobre o uso da internet com mais segurança:
  1. Incentive seus filhos a compartilhar as experiências na internet com você. Desfrute da internet junto com seus filhos.
  2. Ensine seus filhos a confiar nos instintos deles. Se eles se sentirem nervosos a respeito de algo online, devem contar a você.
  3. Se os seus filhos visitarem salas de bate-papo, usarem programas de IM  (instant messaging – mensagens instantâneas), jogos online ou outras atividades na Internet que exigem um nome de login para identificação, ajude-os a escolher o nome e certifique-se de que ele não revele nenhuma informação pessoal a respeito das crianças.
  4. Insista que seus filhos nunca dêem seu endereço, número de telefone ou outras informações pessoais, inclusive onde estudam ou onde gostam de brincar.
  5. Ensine para seus filhos que a diferença entre certo e errado é a mesma na internet da vida real.
  6. Mostre a seus filhos como respeitar os outros online. Certifique-se de que eles saibam que regras de bom comportamento não mudam só porque estão em um computador.
  7. Instrua seus filhos a respeitarem a propriedade de outros online. Explique que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas (música, jogos e outros programas) é o mesmo que roubar em uma loja.
  8. Diga a seus filhos que eles nunca devem encontrar-se pessoalmente com amigos online. Explique que amigos online podem não ser quem dizem que são.
  9. Ensine seus filhos que nem tudo que eles lêem ou vêem online é verdade. Incentive-os a perguntar a você se não tiverem certeza.
  10. Controle a atividade online de seus filhos com software de Internet avançado. Controles dos pais podem ajudar você a filtrar conteúdo prejudicial, monitorar os sites que seus filhos visitam e descobrir o que eles fazem lá. 

    Fonte: Microsoft

Ao meu ver nunca é demais zelarmos pela segurança de nossos filhos e consequentemente preservar a família toda.

Uma ótima semana!
Bjs *.*

4 comentários:

  1. Tem toda razão ! É sempre bom relembrar...
    Beijocas
    Anna

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, muitas tragédias familiares acontecem por conta do descaso ou da falta de malícia dos pais, sabe?
    E não falo somente na área da Internet, o que é algo sério, mas de outras situações em que as crianças ficam expostas sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
    Noto que a criança por mais "esperta" que seja, pode ser facilmente enlaçada pela conversa dos adultos.
    Adultos que podem ter boas ou más intenções, não é verdade?
    Até nós adultos, Ro, devemos ter cuidado com nossos contatos na Internet, porque há muita gente com intenções ruins, viu?
    Afinal, nem tudo que brilha é ouro.

    Namastê!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. Bons conselhos para os pais nesse mundo online tao perigoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Rosangela yo tengo 5 hijos y mi gran preocupación siempre es cuanto rato ellos pasan pegados al computador. Yo les digo de los peligros pero, no es nada fácil que ellos entiendan
    Muy buen post
    Cariños

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!