quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A harmonia chinesa


Para quem não entende muito sobre o Feng Shui achei que esse texto é bem explicativo. O que percebo com essa arte milenar é que para as energias boas fluírem em um ambiente é preciso por em prática algumas dicas que por sinal são bem simples.

Fonte de imagem: aqui
Com os princípios do Feng Shui, uma casa ou apartamento pode ser decorado de acordo com a harmonia preconizada pela arte milenar chinesa. Estética e energias positivas se concentram no mesmo espaço. Adeptos dessa filosofia de vida acreditam que os benefícios advindos do Feng Shui são necessários tanto para o equilíbrio pessoal e social das pessoas quanto para os ambientes.
A palavra Feng Shui significa “vento e água”. A arte chinesa de mais de quatro mil anos busca a harmonia nos ambientes por meio de cinco elementos da astrologia chinesa (Água, Madeira, Fogo, Metal, Terra), além do equilíbrio do Yin e Yang dentro de um Baguá — diagrama energético em forma de octógono onde cada lado ou guá representa um setor da vida co-mo trabalho, conhecimento, saúde, prosperidade, sucesso, relacionamento, etc.  

Para esta filosofia, os espelhos são sagrados instrumentos de cura. Cada tipo tem uma função específica. O espelho em formato de Baguá, por exemplo, é usado do lado de fora da entrada para proteger a casa. Os espelhos convexos expandem áreas estreitas. Já os côncavos servem para inverter imagens opressivas. Os espelhos mais usados são os decorativos, que embelezam e duplicam imagens positivas, ampliam espaços pequenos ou curam guás ausentes. É preciso ter cuidado ao colocá-lo para que os moradores não se vejam com a cabeça cortada.

Já o centro da casa deve ser decorado com objetos de cerâmica, peças de formato quadrado ou retangular, i-magens de pessoas ou animais saudáveis ou plantas em vasos com terra. As cores podem variar entre tons de amarelo, laranja e marrom. Tudo isso representa a estabilidade e a força do elemento terra, que rege a energia do centro da casa e é responsável pela sa-úde física, pelas emoções e pelo equilíbrio do ambiente e de seus habitantes. Você pode usar apenas um dos itens ou combiná-los para obter um melhor resultado.

O Feng Shui utilizado na cozinha representa o elemento fogo e ativa a riqueza. Uma boa iluminação, se possível natural, é muito importante neste lugar da casa. Armários de alimentos e utensílios devem ser muito bem organizados, limpos e acessíveis para manter a vida financeira em ordem. Flores e frutas devem ser expostas em vasos e fruteiras para elevar o chi (energia vital). Cuidado com a disposição do fogão, símbolo da prosperidade. Se ele ficar ao lado da pia ou em frente à geladeira, coloque um sino de vento ou cristal para evitar que a água (pia e geladeira) apague o fogo (a prosperidade do fogão).

Para os quartos, a regra do Feng Shui é a organização. Então, evite a bagunça como roupas espalhadas, re-vistas, livros e material de estudo ou trabalho fora de ordem. O quarto deve ser confortável e acolhedor para que você reponha suas energias. As cores das paredes e roupas de cama devem ser suaves. Se gostar de cores fortes, tente usá-las em vasos, porta-retratos ou almofadas. A cama deve ter uma cabeceira forte, inteiriça. É importante haver espaço para circulação embaixo da cama, por isso não guarde objetos neste local. A posição ideal é com a cabeceira encostada na parede.

Em todos os cômodos, móveis e objetos não devem ser postos de costas para as portas e entradas, nem debaixo das janelas. E para anular elementos em desarmonia e neutralizar as energias existem algumas técnicas. Por isso, As  vigas que passam pelo meio da casa devem ser pintadas de preto e depois de outras cores para acabar com seu efeito negativo. 



Beijinhos

2 comentários:

  1. Ro,
    Estamos em sintonia!!
    Harmonia a todos nós sempre! Sem ela não percebemos as coisas boas da vida.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!