segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tirar ou não as cutículas?

Outro dia li essa reportagem no Site da UOL achei muito interessante para compartilhar com quem não leu. Utimamente faço as unhas toda semana,  claro que tenho o meu próprio alicate, palito e espátula até porque foi um pedido da Suze minha manicure.
Já a minha filhota não tira a cutícula só hidrata e as unhas delas são muito bonitas e ficam bem esmaltadas.

Gabi está usando esmalte "Marina da Impala"
Texto de PAOLA REFINETTI
Hábito comum no Brasil, tirar a cutícula pode comprometer a saúde e a estética da mulher. Isso porque a cutícula tem importante função de proteger a unha da entrada de microrganismos e produtos químicos. Removê-la completamente pode causar infecções e até distrofias-distorção no formato da unha.

Tirar a cutícula dá um acabamento mais bonito na hora de passar o esmalte. Nem todas, porém, concordam com esta análise que tem muito embasamento numa cultura local: na Europa e nos Estados Unidos, mulheres de elegância indiscutível se recusam a tirar a cutícula das unhas. Musa da Chanel nos anos 80 e ícone de estilo e beleza na França, Inès de la Fressange é apenas um destes muitos exemplos.
Se o apreço pelos alicates varia de acordo com a nacionalidade da cliente, o perigo da transmissão das hepatites B e C - doenças graves -  atravessa todas as fronteiras. "Existe a chance. Então, o melhor é prevenir do que ter que remediar depois", afirma Paulo Olzon, infectologista e chefe da disciplina de clínica médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Há manicures e manicures. E não há fiscalização [nos salões de beleza] como em consultórios dentários e outras situações em que são utilizados instrumentos cirúrgicos. Por isso, o melhor é ter o seu próprio alicate. Sempre.", alerta.

Pesquisa reveladora
Enfermeira do hospital Emílio Ribas, de São Paulo, Andréia Schunk fez uma pesquisa com cem manicures para sua tese de doutorado. Constatou que apenas 5% utilizavam luvas descartáveis, nenhuma lavava as mãos, 93% não realizavam a limpeza prévia dos instrumentos e apenas 7% utilizavam materiais descartáveis. Foi verificado baixo nível de conhecimento sobre as vias de transmissão, prevenção e risco em relação a agentes infecciosos. Uma manicure ou pedicure de cada 10 participantes apresentou marcadores sorológicos de Hepatite B e C, sendo 8% da B (muito acima da estimativa população de São Paulo) e 2% da C (dentro da amostragem paulista).

Diante de tantas constatações ameaçadoras, impossível não se perguntar: ir à manicure é seguro? "Sim, se a esterilização [dos materiais] for feita corretamente. Os equipamentos ideais para realizar a esterilização são dois: estufa ou autoclave. E funcionam de fato quando utilizados adequadamente. Antes da esterilização, todos os instrumentos de inox e metal devem ser lavados com água, sabão, com auxílio de uma escova de cerdas macias. Depois, enxaguados, secos e embalados, e daí sim  submetidos ao processo de esterilização”, diz Andréia.

Unhas bonitas e com cutícula

Hidratar, hidratar e hidratar. Esta é a principal dica para quem pretende parar de remover as cutículas. Existem no mercado produtos específicos, como canetas hidratantes, ceras e cremes redutores de cutícula, que com o tempo fazem a pele ficar cada vez mais fina e fácil de ser empurrada. E quanto mais o alicate é usado, mais rápido e espessa ela cresce. A dermatologista Carla Vidal dá a dica : durante o banho, empurrar levemente a pele, além de manter as mãos, unhas e cutículas sempre hidratadas.
Fonte: Site http://estilo.uol.com.br/beleza
 
Aqui em casa para hidratar usamos os cremes que aparece na foto, recomendo pois além de baratos são eficientes ou melhor atende as nossas expectativas.
E você tira a cutícula?
bjs

3 comentários:

  1. Rosangela
    Eu faço unha e tiro a cuticula mas a gente sepre fica receosa. seria bom nao tirar mas minhas unhas ficam todas machucadas se eu nao tirar
    com amizade e carinhod e MOnica

    ResponderExcluir
  2. Rô eu como ja trabalhei em sãlão anos acho que tenho todos os motivos do mundo além dos que vc citou pra não tirar cutículas.Isso é um habito que adquirimos e nem sabemos pq, assim como vc disse sua filha não tira cutículas e tem a unha super bonita eu hoje em dia não tiro mais a cutícula toda semana, tiro uma vez por mes e estou me acustumando bem, os riscos são muitos e confesso a vc que já ví muitas barbaridades em alguns salões que já trabalhei viu, tenta tirar menos não custa tentar, bjks e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rô, cheguei aqui seguindo seu comentário num blog de crochet que adoro e clicando aqui para comentar sobre cutículas encontro o comentário da Renata, outra blogueira que também gosto de visitar :)

    Quanto as cutículas, faz anos que não tiro, só hidrato e dou umas empurradinhas. Que lindo o esmalte que sua filha está usando, bem alegre e jovial. Bjo.

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!