quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cuidados com a panela de pressão

Quando li essa matéria no Site blogamelias.com.br resolvi dar um copy / past e compartilhar com vocês a matéria na íntegra, afinal quem não tem uma panela de pressão em casa? E o uso indevido dessa pode provocar um acidente na cozinha.
Segue à matéria na integra...


Ela foi inventada para acelerar o cozimento dos alimentos, facilita em muito nossa vida, mas como tudo tem alguns cuidados que precisamos ficar atentos. A válvula (aquela coisinha que fica no meio da tampa) deve estar desentupida, senão, BUM!!!! Explode mesmo!!!
Pra testar, é só colocar a tampa embaixo da torneira e observar se a água passa do lado de dentro pela válvula. Mantenha-a sempre limpa, se você cozinha feijão, certifique-se que não tenha nenhuma casquinha de feijão obstruindo a válvula.
Outra coisa importante é a borracha de vedação, que deve estar macia, não pode estar esfarelenta ou quebradiça, e vedar bem, pra isso é só pôr água na panela é fechar, colocar no fogo e quando começar a chiar, verificar se o vapor sai pela válvula ou pelos cantinhos da panela… O certo é sair só pela válvula!
A panela de pressão foi inventada pelo físico francês Denis Papin, que publicou em 1861 uma descrição do equipamento, denominando-o digestor. Numa reunião de cientistas da Royal Society, Papin demonstrou que o seu invento era capaz de reduzir ossos a gelatina comestível.
Não basta só colocar água e alimento na panela e levá-la ao fogo. Para ele, o cuidado deve começar desde a compra do objeto, que deve ter o selo do Inmetro.
No uso diário, é preciso ficar atento ao colocar os condimentos, temperos e verduras na panela de pressão. Alguns desses condimentos ou até mesmo alimentos, podem provocar o entupimento da válvula. Enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão.
Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente está obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Um garfo ou uma faca pode ajudar a resolver. Para isso, basta desligar o fogo, levantar a válvula, com cuidado para não se queimar. Antes de abrir a panela, é fundamental verificar se está totalmente sem pressão. Nunca force a tampa para abrir.
Ao lavar a panela tem que observar se todos os resíduos de gordura foram tirados da válvula de pressão para não ocorrer obstrução, no uso posterior.
não se esqueça:

1) Nunca ocupe mais de dois terços do volume da panela com alimento ou água. O ar contido ali é parte do funcionamento do sistema. A falta de atenção com essa regra pode levar ao entupimento da válvula e à explosão da panela.

2) Não abra a panela imediatamente ao desligar o fogo. Nesse momento ainda há uma grande pressão dentro dela. É necessário esperar o resfriamento natural do conteúdo, ou resfriá-lo embaixo da torneira, afinal você e a sua cozinha não querem tomar um banho borbulhante ao abrir a tampa.

3) Som. Depois das primeiras vezes você vai conhecer o ruído que sua panela faz. Qualquer outro tipo de som vindo dela deve atrair sua atenção e resposta imediata. Costuma ser sinal do ressecamento do conteúdo, também conhecido como comida queimando. Se, por acaso, aquele “chiado” comum da panela de pressão não acontecer, pode ser que a válvula, esteja obstruída, o que a impede de liberar pressão. Sendo assim, o alívio deverá ser feito mecanicamente, bastando, para isso, levantar a válvula.

4) Tempo. Se você é daquelas pessoas que esquece completamente que há algo no fogo: compre um timer. Panelas de pressão são muito úteis, mas não se esqueça delas indefinidamente.

5) Borracha. Quando a panela borbulha na junta da tampa, a pressão não vai funcionar e é sinal de que a borracha não está funcionando. Ou ela está mal posicionada ou é hora de trocar.

6) Válvula de segurança. Quando aquela válvula vermelha que existe nas panelas mais novas estourou, é sinal de que sua panela já era. Ignore o faz-tudo da sua vizinhança se ele quiser trocar a válvula por um parafuso. Da próxima vez que você precisar da válvula ela não vai estar lá e aí sim o estrago será grande.
Cuidados adicionais:
Antes do primeiro uso, é recomendável colocar água sob pressão, liberar a pressão, lavar a panela e só então utilizá-la.
O cozimento começa quando o vapor começa a escapar e a panela “apita”. É a hora de abaixar o fogo e começar a contar o tempo de cozimento indicado na receita.
Durante o funcionamento das panelas não se deve mexer nas válvulas, pois estas garantem a segurança no funcionamento das panelas.
A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa porque vai perdendo a elasticidade. A vida útil da borracha é de três meses no máximo.
O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.
Não permitir a presença de crianças na cozinha enquanto a panela estiver cozinhando, dentre outros cuidados.
Bem como podemos ver temos que prestar atenção aos sinais que a panela emite, assim podem-se evitar acidentes domésticos.

Sugiro que se cadastrarem nesse blog para receber “dicas legais” a começar pelo slogan... “Para aquelas que têm que ser mãe, mulher, esposa, amante e ainda bater um bolo!” querem mais então se cadastrem!!

Beijinhos.
Namastê.





3 comentários:

  1. Sabe que eu nunca usei panela de pressão por medo dela explodir? :(
    Ouvi dizer de uma panela italiana q não tem perigo nenhum de explodir. Será?

    Rô, desejo a você um 2012 repleto de coisas boas, muita saúde e alegrias.

    ResponderExcluir
  2. Oi flor! Desejo a vc e a todos os seus um Ano Novo super feliz e cheio de bênçãos e muito amor! Beijinhos, Rachel :)))

    ResponderExcluir
  3. Vou ser sincera... tenho medo dessa panela... rs. Cris

    ResponderExcluir

Deixe seu blá blá blá, isso me deixa muito FELIZ. :) :)
Os comentários serão retribuídos com uma visitinha e um comentário meu no seu cantinho!
Namastê!